Revista Do Linux
 
  
  
 

  Capa
  Evento
  Serviço Público
  Corporativo
  Tutorial ECF Remota
  Tutorial Xdm
  Software
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Distro
assinantes
 

Mozilla Firebird 0.6

Os navegadores atuais estão cada vez mais inchados e cheios de características que muitas vezes os usuários nem acabam usando. Softwares como o Mozilla, Netscape e Internet Explorer já viraram verdadeiras suítes e só faltam lavar roupas, pois já possuem clientes de mensagens instantâneas, gerenciadores de downloads, clientes de IRC, editores de páginas HTML, leitores de e-mail e newsgroups e livro de endereços.

Apesar de todos os recursos, grande parte dos usuários quer usar apenas uma função: navegar pela Internet. Para isso, o Linux possui ótimas opções, como o Galeon, que já foi tema de artigos nas edições 34 e 36 da Revista do Linux, e o Phoenix, que agora foi rebatizado pela equipe do projeto Mozilla como Mozilla Firebird.

O Mozilla Firebird é uma implementação menor e mais rápida do navegador Mozilla, baseado em XUL (XML User Language), que segundo o website www.xulplanet.com, pronuncia-se "zool", rimando com a palavra ~Scool~T. O XUL foi criado para tornar o desenvolvimento do Mozilla mais fácil e rápido, além de ser uma linguagem desenvolvida especificamente para a criação de interfaces cross-plataform, exatamente o caso do Mozilla Firebird, já que ele possui versões para Windows, Linux, Mac OS X, OS/2, Solaris e BeOS.

E o que ele pode fazer?

Bom, vamos deixar as apresentações de lado e começar a listar os principais recursos que o Mozilla Firebird pode oferecer aos seus usuários.

Bloqueio de Popups

Cansado de ver aquelas janelas com propagandas irritantes (e quase sempre sobre um produto que não te interessa) pulando na tela? O Mozilla Firebird pode dar um jeito nelas. Acesse o menu Tools -> Options e clique em Web Features. Agora basta solucionar a opção Block Popup Windows, clicar em OK e voltar a navegar sem as malditas pop-up. Você também pode permitir que apenas sites específicos abram tais janelas. Para isso, basta clicar em Add Site..., informar a URL, e clicar em OK. Deixo habilitada esta opção para o site da ONG Greenpeace (www.greenpeace.org.br), por exemplo, que sempre traz em suas janelas pop-up informações sobre novas campanhas ambientalistas.

Bloqueio de JavaScript

Com o Mozilla Firebird você pode não só desabilitar o suporte total à JavaScript, mas também desabilitar apenas alguns scripts específicos e particularmente irritantes, como os que movem ou redimensionam janelas e exibem textos animados na barra de status.

Para isto, ainda na dentro da seção Web Features da caixa Options, clique no botão Advanced... no campo relacionado à JavaScript e habilite apenas os scripts que lhe interessam.

Busca rápida

Para quê carregar o website do Google antes de fazer uma pesquisa? O Mozilla Firebird possui uma barra de pesquisa que fica ao lado da de endereços, onde o usuário pode digitar as palavras chaves e, após pressionar Enter, já obter o retorno da pesquisa.

Clicando no ícone do Google dentro do campo de pesquisa é possível alterar o local onde as informações serão consultadas. Por exemplo, você pode fazer buscas no Dmoz.org ou dentro da página que está sendo visualizada.

Privacidade

Na versão 0.6 do Mozilla Mozilla Firebird ficou bem mais fácil controlar os dados armazenados pelo navegador, como as informações digitadas pelo usuário em formulários, Cookies, downloads realizados, páginas visitadas (Histórico), e outras.

Entre as vantagens está a possibilidade de poder limpar todo o conteúdo relacionado à privacidade com um único clique. Para isto, basta acessar o menu Tools->Options, clicar em Privacy e depois no botão Clear All. Após confirmar a ação o browser limpará todo o histórico, cache, lista de arquivos baixados recentemente, informações digitadas em formulários, cookies e passwords salvos.

Benditas abas

O recurso de abas em um navegador é um daqueles que você começa a achar indispensável trinta segundos após conhecer. Chega de milhares de janelas soltas em seu desktop. Com o Mozilla Firebird você pode abrir um novo link em uma aba de fundo apenas clicando com o botão do meio do mouse ou então segurando a tecla Ctrl enquanto clica com o botão esquerdo. Assim, enquanto você lê um a página, pode ir carregando os links em segundo plano, assim, quando você estiver pronto para lê-los, eles já estarão carregados em outras abas e você não precisará esperar.

Você também pode abrir uma pasta inteira de bookmarks em abas. Para isto, no menu Bookmarks, posicione o cursor do mouse em cima da pasta que deseja abrir e selecione a opção Open in Tabss.

E para quê ter apenas uma homepage aberta ao iniciar o navegador? Com o Mozilla Firebird você pode carregar vários websites ao mesmo tempo quando executar o browser. Para isso, carregue em abas todos websites que você deseja abrir e acesse Tools -> Options -> General e clique no botão Use Current Pages. Isto é bastante útil para, por exemplo, carregar todos aqueles websites que você costuma visitar diariamente pela manhã de uma só vez.

Bookmarks

O gerenciador de bookmarks ganhou uma nova cara na versão 0.6 do navegador. Ícones amigáveis facilitam o trabalho de adicionar um novo bookmark, criar uma nova pasta, incluir um novo separador, renomear e apagar uma pasta ou bookmark, mover uma pasta ou bookmark de local e alterar suas propriedades.

Ente as características interessantes do gerenciador de Bookmarks está a possibilidade de associar uma palavra-chave a um marcador. Para isso, clique com o botão direito em cima do bookmark desejado e clique em propriedades. Digite no campo Keyword a palavra-chave desejada e depois clique em ok. Agora você pode acessar este website digitando apenas a palavra-chave dele na barra de endereços.

Type Ahead Find

O recurso já é utilizado há algum tempo pelo Mozilla e antigas versões do Mozilla Firebird (Na época Phoenix), mas é sempre bom lembrar dele. Para selecionar um determinado link da página que está sendo visualizada, basta começar a digitar o que está escrito no link. Para acessar o link depois de selecionado pode-se pressionar a tecla Enter. Esta é, com certeza, uma boa opção para o usuário economizar tempo enquanto navega, pois evita ter de alcançar o mouse só para acessar um link.

Caret Browsing

Esta opção coloca um cursor de texto dentro da página, o que possibilita ao usuário selecionar texto utilizando o teclado. Para ativar/desativar o recurso basta pressionar a tecla F7. Utilize a tecla Shift e as setas direcionais para selecionar o texto desejado.

Estes são apenas alguns dos recursos oferecidos pelo Mozilla Firebird e você descobrirá muito mais utilizando o navegador diariamente e fazendo algumas visitas ao site oficial do projeto. Apesar do browser ainda estar na versão 0.6, ele já é bastante estável e eficiente. Fico só imaginando o que teremos para a versão 1.0...

Dica:
A tecla de atalho para acessar a barra de endereços é Alt+D ou Ctrl+L. Utilize Ctrl+K para acessar a barra de busca rápida.

Dica:
Para criar uma nova aba você pode utilizar a tecla de atalho Ctrl+t. E para navegar entre elas utilize Ctrl+x, onde x é o número da aba. Para acessar a segunda aba, por exemplo, utilize Ctrl+2.

Dica:
Utilize a combinação de teclas Ctrl+D para incluir um bookmark do website que está sendo visualizado e Ctrl+B para ativar a sidebar com todos os seus bookmarks.

Para saber mais:

Página oficial: www.mozilla.org/projects/Mozilla Firebird/
Temas para a interface: www.texturizer.net/Mozilla Firebird/


Felipe Arruda
felipe@RevistaDoLinux.com.br


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux