Revista Do Linux
 
  
  
 

  Capa
  Evento
  Serviço Público
  Corporativo
  Tutorial ECF Remota
  Tutorial Xdm
  Software
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Distro
assinantes
 

Cyclades automatiza subestações na PB

O objetivo é manter a comunicação em tempo real entre o Centro de Controle e as subestações da Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba (SAELPA)

A Saelpa (Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba), unidade da Companhia de Força e Luz Cataguazes Leopoldina, está investindo no projeto de automação de subestações de energia elétrica instaladas na Paraíba. O objetivo é manter a comunicação on-line entre o centro de controle e as referidas subestações, responsáveis pela distribuição de energia para a região. O processo de automação já foi implantado em vinte das cinqüenta e uma unidades, e a previsão é de que, até o final de 2005, todas estejam funcionando remotamente.

O projeto utiliza o servidor de periféricos Cyclades-TS100, da Cyclades Brasil, em cada ponto. O Centro de Controle comanda e controla, entre outras coisas,: aberturas/fechamentos, bloqueios, status de equipamentos e grandezas elétricas dos vários segmentos das subestações em tempo real. Para tanto, era imprescindível a utilização de um produto eficiente e seguro para garantir a qualidade e confiabilidade na troca de informações.

O Cyclades TS-100 concentra o tráfego de informações em um único canal Ethernet, se adequando como um mediador entre os usuários que controlam os equipamentos e a rede LAN. O equipamento é ideal para soluções em automação industrial, predial, comercial e gerenciamento de rede out-of-band. "O produto apresenta dimensões compactas e inclui segurança com filtros de pacote, autenticação socket e criptografia SSH v.2 (Secure Shell)", afirma Marcelo Messias, gerente de negócios da Cyclades Brasl.

Antes, cada subestação era monitorada por um profissional, o que resultava na demora na troca de informações com a Central de Controle, localizada em João Pessoa (PB). Além da redução de custos com ligações telefônicas e profissionais especializados, a empresa obtém as informações de cada ponto em tempo real.

Com matriz em Fremont, Califórnia (EUA), a Cyclades possui filiais na América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e Austrália. A empresa desenvolve produtos para recuperação de negócios, que permitem que administradores gerenciem remotamente, com alta disponibilidade e segurança, servidores, equipamentos de redes e dispositivos de automação industrial e comercial. Além disso, desenvolve roteadores e servidores de acesso remoto, com mais de 25 mil roteadores comercializados, só no Brasil, além de um grande parque instalado de servidores de acesso remoto (RAS Digital).

A vantagem dos produtos Cyclades está em oferecer uma plataforma independente, que utiliza o sistema operacional Linux, garantindo flexibilidade, segurança e facilidade nas "customizações". Sendo uma das pioneiras no uso do Linux, por oito anos consecutivos, recebeu| da comunidade de software aberto o prêmio de Melhor Hardware para Linux.

Das assessorias


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux