Revista Do Linux
 
  
  
 

  Capa
  Evento
  Serviço Público
  Corporativo
  Tutorial ECF Remota
  Tutorial Xdm
  Software
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Distro
assinantes
 

Esqueça as tabelas!

Tableless é um método criado para desenvolvimento de websites sem o uso de tabelas para o layout, porém com as mesmas características e funcionalidade dos que as utilizam. Para isto, se utilizam CSS (Cascading Style Sheets), XHTML e outras versões do HTML.

O XHTML e outras versões do HTML são utilizados para o desenvolvimento do conteúdo, enquanto o CSS cuida da formatação, o que acaba trazendo bastante facilidade para a pessoa que vai prestar a manutenção do website.

Entre as vantagens de se utilizar um layout tableless em seu website estão a possibilidade de o site poder ser acessado não apenas de computadores desktop, mas também de celulares, PDAs, Web TVs e outros dispositivos, sem que o internauta fique prejudicado na visualização das informações. A manutenção do website, como já citada, também é facilitada, pois, separando a informação da formatação, o tempo de procura por determinado código acaba se reduzindo.

Para ter alguns exemplos de websites tableless e poder saber mais sobre o assunto, não deixe de visitar o endereço http://www.tableless.com.br, para acessar o site criado por Diego Alberto Eis e Elcio Luiz Ferreira, onde eles disponibilizam, entre outras coisas, versões tableless de websites de grandes empresas como a Apple, Google e outras.

Para começar agora mesmo a criar o seu primeiro site sem tabelas e/ou frames no layout, abra seu navegador favorito e acesse http://www.w3.org/2002/03/csslayout-howto, para ler um bom tutorial para principiantes escrito por Dominique Hazaël-Massieux.

Primeiro de Abril!!

Nossa brincadeira de primeiro de abril na edição 40 da Revista do Linux acabou rendendo bons resultados. Confira o que disseram alguns leitores:

"Sou leitor da Revista do Linux desde a primeira edição, aliás, lembro ainda da pesquisa na lista linux-br para avaliar a viabilidade da revista. A edição anterior (Ed. 40), está excelente!! Embora um amigo tenha morrido de raiva com as duas páginas de primeiro de Abril, hehe (achei o máximo!!!)"

Daniel José Viana
danjovic@vespanet.com.br

"As brincadeiras da página 08 e 09 da revista deste mês (Abril) foram muito ~Smalvadas". As notícias em geral foram irrelevantes comparadas com a notícia da troca do nosso mascote.

FIQUEI INDIGNADO. Quis mandar e-mails para todas as listas que participo, cheguei a esboçar o e-mail que iria mandar para o Linus! Fiquei pensando em todos os Tux, camisas e acessórios que comprei e ganhei dos que sabem da minha paixão.

A revolta até chegar a página 11 foi tanta que pensei em coisas como queimar meus mascotes e parar de falar bem do Linux!!! Literalmente fiquei chateado e triste pela falta de consideração.

Agora, mais aliviado, admito que foi uma brincadeira muito bem pensada e gostei de ver isso em uma publicação, mas é claro que não gostei de ter caído nela."

Bruno Olivieri
bruno@olivieri.com.br

E o mais engraçado: um pingüim verde nos contou que até alguns diretores da Conectiva acabaram caindo na brincadeira...


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux